top of page

Como escolher qual cidade morar?

Atualizado: 8 de mar. de 2023





Se você já decidiu que vem morar em um dos países mais seguro do mundo, parabéns pela decisão. Portugal é um país incrível para se viver. Mas como escolher em qual cidade morar?


Esse é um ponto de extrema relevância para o imigrante. Isso porque apesar de pequeno, Portugal tem muitas diferenças entre suas cidades e regiões. Muitas pessoas que decidem por morar aqui nunca estiveram no país ou se vieram, conhecem apenas o eixo turístico e não sabem a fundo como é viver em cada região.


E para escolher a cidade certa, você deve pesquisar muito bem, refletindo quais são os pontos importantes para você e observando também seu planejamento financeiro.

Isso porque existe uma grande diferença no custo de vida de uma região para outra, em especial em relação aos valores das rendas (=preço do aluguel) que acaba sendo o maior custo do orçamento familiar.


O ponto de partida é ter uma noção dos valores de rendas em cada região.


O segundo ponto é entender o que é interessante para você sob o ponto profissional. Você vai procurar emprego aqui em Portugal? É numa área específica? Pesquise seu mercado antes de definir a cidade, isso é muito importante. Se você viverá de rendimentos que possui no Brasil, talvez a melhor hipótese seja viver numa cidade onde o valor do aluguel seja mais baixo. Lembre-se que Lisboa e Porto tem maiores oportunidades de emprego mas o custo de vida é mais alto. Se pretende trabalhar com turismo, talvez o Algarve seja uma boa opção, se visa trabalhar em indústria, procure saber mais sobre Aveiro.


Se pretende estudar, pesquise as universidades que possuem o curso que pretende fazer e parte daí. Braga e Coimbra tem ótimas universidades também.


Ultrapassadas essas questões, analise outras questões, como clima, tamanho de cidade, proximidade do aeroporto e qualidade do ensino básico e secundário nas regiões pré-definidas. E pesquise mais sobre as finalistas, em especial, tente descobrir não só as qualidades, mas também os problemas dessas regiões.


Lembre-se que de maneira geral, Portugal é seguro e tem serviços públicos de qualidade, mas só refletindo sobre o todo, você vai poder escolher uma cidade para chamar de lar.


Se com todas essas dicas, você ainda não conseguiu definir a cidade ideal para você. Uma consultoria com a Living Porto pode te ajudar! Nela traçaremos o seu perfil e de sua família e indicaremos algumas cidades que sejam ideais para você começar sua nova vida aqui em Portugal! Clique aqui e agende sua consulta "Qual cidade morar?" conosco.

883 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como morar em Portugal. O guia definitivo.

Você está vendo um monte de gente de mudança para Portugal, mas não sabe o que é preciso para migrar para terras lusitanas? Então esse post é para você. A primeira coisa que você precisa saber é que m

bottom of page