top of page

Será que você precisa de um atestado da Junta de Freguesia??

Atualizado: 8 de mar. de 2023

O atestado da Junta de Freguesia é uma forma de comprovativo de morada (o que aí no Brasil, chamamos de Comprovante de Residência).


Ter um comprovativo de morada é muito importante porque ele será exigido em vários momentos na vida do imigrante (entrevista no SEF, para abrir conta bancária ou pedir o seu cartão de utente).


Mas existem outras formas de comprovativo de morada que são mais simples de obter que o atestado da Junta de Freguesia. Isso porque cada Junta de Freguesia (que é o órgão administrativo de cuida de determinada freguesia) tem regras próprias para emissão desse documento. Além de ser pago, algumas exigem que apresente, além do contrato de arrendamento e do documento de identificação, o NIF e, às vezes, duas testemunhas que votam naquela freguesia e que atestem que você é um residente do local. E se você acabou de chegar em Portugal conseguir essas duas pode não ser fácil.


Nossa dica é antes de solicitar à Junta de Freguesia seu atestado de morada, tente apresentar como comprovativo de morada, o contrato de arrendamento, o NIF com seu domicílio fiscal atualizado ou uma conta de água, energia ou gás. A maioria dos órgãos aceitam essas outras formas de comprovativo de morada (inclusive o SEF).


Se algum órgão não aceitar (é mais comum que isso aconteça no registo no centro de saúde), dai você providencia o atestado da Junta. Agora, antes de ir até lá você pode ligar na sua Junta e descobrir os requisitos que precisará cumprir.


Você sabia que quando contrata a LivingPorto temos o cuidado de colocar uma conta de consumo no nome de cada pessoa do casal para ambos terem mais essa possibilidade de comprovativo de morada? E que ainda damos um guia de documentos para você saber tudo que precisa fazer quando chega aqui em Portugal?


Porque uma boa assessoria de relocation faz isso. Não só encontra um imóvel para você morar, mas pensa em tudo que um imigrante precisará para colocar a nova vida em ordem em Portugal.


Quer pedir um orçamento dos nossos serviços, clica aqui e peça o seu orçamento.




1.468 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como morar em Portugal. O guia definitivo.

Você está vendo um monte de gente de mudança para Portugal, mas não sabe o que é preciso para migrar para terras lusitanas? Então esse post é para você. A primeira coisa que você precisa saber é que m

bottom of page