COMO É MORAR EM VILA NOVA DE GAIA.

Vila Nova de Gaia é uma cidade vizinha à cidade do Porto, separadas apenas pelo famoso Rio Douro. Por ter a facilidade de acesso à capital do distrito e valores mais convidativos tem sido muito procurada pelos imigrantes que se beneficiam do melhor custo-benefício com a possibilidade de trabalhar na vizinha mais famosa, onde as oportunidades de emprego são maiores.

Mas engana-se quem pensa que Vila Nova de Gaia seja apenas uma cidade dormitório. O concelho tem vida própria e uma ótima infraestrutura, com serviços públicos de qualidade, shoppings, praças e belíssimas praias.

Portanto, se pretende morar na região Norte de Portugal, conheça Vila Nova de Gaia e surpreenda-se.


LOCALIZAÇÃO DA CIDADE


Vila Nova de Gaia fica na margem sul do Rio Douro e faz divisa com o distrito de Aveiro. Tem uma ligação muito forte com o concelho do Porto e é ligada a este por pontes que podem ser atravessadas a pé, de carro ou transporte público. Possui 6 estações de metro que a ligam ao Porto o que facilita muito para quem vive em uma cidade e trabalha na outra. Além disso, é cortada por algumas auto-estradas que possibilitam chegar facilmente em outros pontos do país.

CUSTO DE VIDA

A cidade tem um custo de vida mais baixo em relação à vizinha Porto e à capital do país, Lisboa. Por ser um concelho grande, sendo o maior município da sub-região da Grande Porto, os valores das rendas podem variar muito de acordo com a freguesia. Atualmente, o valor médio da renda (como é chamado o valor do aluguel em Portugal) de um apartamento de dois quartos na cidade é de 750 euros mensais. Porém esse valor pode ser muito maios para quem quer viver próximo ao metro ou na linha da praia. Estima-se que um casal consiga viver confortavelmente na cidade com aproximadamente 1500 euros mensais.


FREGUESIAS


São 15 as freguesias de Vila Nova de Gaia:

· Arcozelo

· Avintes

· Canelas

· Canidelo

· Grijó e Sermonde

· Gulpilhares e Valadares

· Madalena

· Mafamude e Vilar do Paraíso

· Oliveira do Douro

· Pedroso e Seixezelo

· Sandim, Olival, Lever e Crestuma

· Santa Marinha e São Pedro da Afurada

· São Félix da Marinha

· Serzedo e Perosinho

· Vilar de Andorinho


As freguesias mais nobres são as perto do metro, merecendo destaque Santa Marinha e Mafamude, bem como as na linha da praia, como o Canidelo e Madalena. Esses locais são bem valorizados e terão os valores de renda mais altos.

Quem quer preços mais convidativos e que não dependam de metro pode achar interessante Canelas. Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro.

Existe um bairro social chamado Villa D’Este que tem valores bem mais baixos do resto do munícipio. Já foi um lugar com muitos problemas sociais, mas quem mora lá atualmente garante que hoje é um lugar tranquilo de se viver.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS:


As atrações turísticas mais famosas da cidade são:

· Ponte Dom Luis I

· Cais de Gaia

· Caves de Vinho do Porto

· Jardim do Morro

· Mosteiro da Serra do Pilar

· Teleférico de Gaia

· Capela do Senhor da Pedra


CURIOSIDADES DE VILA NOVA DE GAIA


· É o município mais populoso da região Norte de Portugal;

· Foi apenas em 1984 que Vila Nova de Gaia obteve o status de cidade. Antes disso, eram dois concelhos distintos que começaram a ser povoados no século XIII, Vila Nova e Gaia.

· No início do século XIX, Vila Nova de Gaia, mais precisamente o mosteiro da Serra do Pilar, é palco das lutas das Invasões Francesas e das lutas liberais.

· Fica na cidade, o Palacete Marques Gomes que foi construído no inicio do século XX por Manoel Marques Gomes, que era de origem humilde mas construiu riquezas no Brasil. Apesar de sua belíssima construção e da importância do seu proprietário para a freguesia de Canidelo e para cidade de Vila Nova de Gaia de forma geral, atualmente o Palacete é famoso no país por ser mal-assombrado. Quem já entrou no lugar garante que escutou vozes e sons não amigáveis.



Vila Nova de Gaia tem tudo isso e muito mais e com certeza é uma ótima cidade para se morar.


Se você quer chegar em Portugal com tudo pronto para morar em Vila Nova de Gaia, conte com a Living Porto. Peça seu orçamento agora clicando aqui,