6 DICAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE DO ARRENDAMENTO EM PORTUGAL.

Você sabia que, infelizmente, existem muitos golpes no mercado de arrendamento em Portugal? Os golpes costumam ter um padrão, por isso, fique de olho nessas dicas para não ser enganado.


DICA 1. DESCONFIE DE VALORES MUITO ABAIXO DA MÉDIA DE MERCADO.


Quando fazemos as buscas de imóveis em plataformas de arrendamento podemos verificar que os imóveis da mesma tipologia e numa mesma freguesia tem valores semelhantes. Claro que algumas características podem valorizar ou desvalorizar o imóvel impactando nos valores das rendas. Por exemplo, imóveis em andares altos e sem elevador ou em edifícios muito antigos implicam em valores mais baixos de aluguel. Da mesma forma, imóveis em condomínios com lazer ou em frente a praia terão valores mais altos. Isso é normal no mercado de arrendamento.

Mas se você achar um imóvel remodelado, com boas características e boa localização com valores 25% ou mais abaixo da média, desconfie. Pode se tratar de um golpe.

No site imovirtual.pt é possível verificar o valor médio do tipo do imóvel em determinada região. Use a ferramenta para saber se o valor do anúncio que gostou corresponde a realidade de mercado e fuja dos aproveitadores.


DICA 2. VERIFIQUE AS FOTOS DO IMÓVEL.


Outra dica importante é verifique as fotos do imóvel. Geralmente, os golpistas pegam fotos de anúncios reais em plataformas de arrendamento ou no AirBnB e as utilizam em seus anúncios. Se ver as mesmas fotos em anúncios de mais de um imóvel, com localidades diferentes ou valores muito discrepantes, deve ser golpe.


DICA 3. CHEQUE A IMOBILIÁRIA OU PROCURE REFERENCIAS DO PROPRIETÁRIO.


Os anúncios falsos geralmente são feitos por pessoas que se identificam como proprietárias do imóvel e falam que irão arrendar sem ajuda de imobiliária, mas também há que crie imobiliárias falsas para publicar os seus anúncios. Então cheque essas informações.


DICA 4. SUSPEITE DE CONTATOS QUE SÃO FEITOS POR E-MAIL E NÃO PELA MESMA PLATAFORMA DO ANÚNCIO E QUE TRAGAM HISTÓRIAS NÃO CONVENCIONAIS.


Geralmente, os golpistas não fazem os contatos pela plataforma do anúncio nem por telefone, eles preferem enviar e-mails.

Nos e-mails sempre são simpáticos e contam alguma história que impliquem em algum dificultador para fazer uma visita no imóvel ou que justifique o pagamento de algum valor antes da visita.

As histórias mais comuns são de pessoas que não se encontram na cidade do imóvel ou outra desculpa que impeça visitar o imóvel sem custos.


Não é comum que se peça algum valor para fazer visitas em imóveis ou para provar o seu interesse no arrendamento.


DICA 5. NUNCA ARRENDE UM IMÓVEL SEM QUE VOCÊ, UM FAMILIAR OU UMA ASSESSORIA DE CONFIANÇA FAÇA UMA VISITA.


Essa é a dica de ouro, não arrende imóveis ou envie seus documentos para o anunciante sem que você, alguém de confiança ou uma assessoria ter visitado o imóvel. Não é seguro, simples assim. Em breve vamos lançar um e-book com tudo que você precisa saber para arrendar um imóvel em Portugal, inclusive que permita que você faça o processo todo sozinho, mas em algum momento, você precisará que alguém vá até o imóvel para saber se ele existe e está habitável para que você faça um contrato de arrendamento seguro! Se estiver nessa situação, fale com a Living Porto e peça uma visita avulsa no imóvel.


DICA 6. OBSERVE SE ESSES PADRÕES APARECEM ENQUANTO FAZ A BUSCA DO SEU IMÓVEL :


- Os imóveis têm fotos bem atraentes (e isso por si só já não é o padrão português)

- O “falso proprietário” geralmente mora em outro país da Europa e conta uma história com detalhes para criar empatia (fala que tem filhos ou que recebeu o apartamento de herança de uma vó querida, etc...)

- Muitas vezes, eles pedem para trocar o e-mail em inglês, se for possível.

-Eles são flexíveis quanto a prazo de contrato e muitas vezes falam que contas de consumo estão incluídas no valor da renda (também não é padrão)

- Falam que para segurança de ambas as partes em relação ao contrato, vão tratar de tudo pelo AirBnB e que se você não estiver de acordo com o imóvel o AirBnB devolverá o valor num prazo muito rápido. O golpista manda um link do site que parece muito com o verdadeiro, mas é falso. Lembre-se o foco do AirBnb é turismo e não arrendamento. Na dúvida, cheque na própria plataforma sobre a veracidade. Eles costumam dar respostas rápidas.


DICA BÔNUS: SE VOCÊ NÃO QUER CORRER RISCO NENHUM DE CAIR EM UM GOLPE, VEM COM A LIVING PORTO.


Com a Living Porto, vamos arrendar o seu imóvel com toda segurança, mesmo com você ainda no Brasil e ainda deixar tudo pronto para sua chegada aqui em Portugal. Tudo isso sem estresse e por um valor mais baixo que um mês de hospedagem em hotel ou AirBnb. Peça agora o seu orçamento do Chegar e Morar clicando aqui.

345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo