top of page

Rendas e Cauções em Portugal. Tudo que você precisa saber.

Atualizado: 8 de mar. de 2023

Se você vai arrendar alugar um imóvel em Portugal, precisa entender o que são cauções e rendas antecipadas, porque você não vai conseguir fugir delas.


Mas para começar do começo, saiba que aqui em Portugal, fala-se arrendamento e não aluguel de um imóvel. E chamamos de rendas, os valores que pagamos mensalmente de arrendamento.


Aqui, como na maior parte do mundo, os proprietários do imóvel (aqui também chamado de senhorios) exigem uma garantia no momento do contrato. E essa garantia pode ser um fiador ou rendas antecipadas e cauções.


Como a maioria dos imigrantes não possui um fiador em Portugal, é importante entender sobre as rendas antecipadas e as cauções.


As cauções são os valores que você entrega para o senhorio como garantia de que cumprirá o contrato de arrendamento e que cuidará do imóvel arrendado e de tudo que se encontra dentro dele. Não existe valor mínimo ou máximo para a caução e o montante será estabelecido pelo proprietário de acordo com a qualidade do imóvel, se tem animais de estimação ou quais são as outras garantias que apresentada. Apesar de a caução não ter um limite, costuma-se aqui usar o valor da renda como referência para o valor da caução. Então é normal ver em anúncios, o pedido de X rendas e Y cauções.


As rendas antecipadas são os valores de alugueis dentro do contrato que você entrega antecipadamente na assinatura deste. Entenda que essas rendas não são necessariamente as primeiras ou as últimas, isso será definido na negociação que ocorre antes da assinatura.


O comum em Portugal para quem tem fiador é se estipular o pagamento de 2 rendas e uma ou duas de caução. Para quem não tem fiador, os senhorios costumam exigir pelo menos 6 rendas, entre as antecipadas e a caução.


Isso é negociado caso a caso, mas é comum pagar mais de caução se você possui animais de estimação e se o imóvel for mobiliado e costuma-se pedir garantias maiores se você não trabalha ou tem rendimentos mensais constantes.


Agora que você já sabe que precisará colocar no seu planejamento financeiro esses valores de garantia do contrato. Na dúvida, trabalhe com pelo menos 6 meses de rendas no momento da assinatura do contrato.


E conte sempre com a LIVING PORTO para fazer a melhor negociação possível no arrendamento do seu imóvel. Peça seu orçamento agora, clicando aqui.


3.769 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como morar em Portugal. O guia definitivo.

Você está vendo um monte de gente de mudança para Portugal, mas não sabe o que é preciso para migrar para terras lusitanas? Então esse post é para você. A primeira coisa que você precisa saber é que m

bottom of page