top of page

Preciso pagar uma reserva antes de arrendar o meu imóvel em Portugal?

Atualizado: 8 de mar. de 2023

Está cada vez mais comum exigirem uma reserva para fazer o arrendamento de um imóvel aqui em Portugal e se você chega aqui desavisado pode entender que precisará pagar isso para poder ficar com o imóvel.


A verdade é que a reserva foi um mecanismo criado para compra de imóvel. Como nesses casos o processo é mais burocrático e demorado virou prática de mercado pagar essa reserva para tirar o imóvel do mercado enquanto discutisse o Contrato de Compromisso de Compra e Venda, mas como o mercado de arrendamento está muito aquecido muitas imobiliárias começaram colocar essa exigência para quem quer alugar o seu imóvel para viver em Portugal.


Nesses casos, tem-se exigido a reserva para tirar o anúncio do ar e fazer o contrato de arrendamento. Entretanto, fazer a reserva nesses casos tem um risco maior e você pode tentar negociar de outra forma.


Isso porque há alguns anos, a reserva era feita por um valor simbólico, de 50€ ou no máximo 100€. Agora, as imobiliárias tem exigido um mês de renda de reserva. Então, se o negocio não der certo, o prejuízo será grande.


Então, o que fazer nesses casos?


Como na maior parte dos casos um mesmo imóvel é muito concorrido, mais importante que fazer a reserva é tomar decisões rápidas. Se você se interessou em um imóvel, primeiro faça logo uma proposta e coloque-se à disposição para assinar o contrato de arrendamento com a maior brevidade possível. Isso dá segurança para todas as partes. E penso que é melhor pagar todo o acordado de um vez, com a segurança de ter um contrato e a chave do imóvel em mãos que pagar uma reserva que é algo que só é favorável para uma das partes, que certamente não é o inquilino.

Isso porque você fica numa situação de vulnerabilidade quando fez o pagamento da reserva, pois se resolver não seguir com o negócio, perderá esse valor.


Se você estiver tratando com uma imobiliária que não abre mão da reserva, antes de fazer o pagamento, certifique-se que:


- trata-se de uma imobiliária séria e licenciada.

- De só pagar algo depois te ter sua proposta formalmente aceite.

- E depois de analisar a minuta do contrato.


Caso contrário, você pode receber um contrato super desfavorável, não conseguir negociar cláusulas e se não quiser aceitar as condições contratuais a desistência pode ser imputada a você.


Aqui na LivingPorto é assim, temos a preocupação de fazer sempre um negócio seguro para você, explicar os procedimentos, o que diz a lei e deixar claro as práticas de mercado.


Quer vir para cá com toda a segurança e com a possibilidade de negociar com todos os imóveis do mercado? Vem com a LivingPorto.



1.069 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como morar em Portugal. O guia definitivo.

Você está vendo um monte de gente de mudança para Portugal, mas não sabe o que é preciso para migrar para terras lusitanas? Então esse post é para você. A primeira coisa que você precisa saber é que m

bottom of page