Vai mudar para Portugal e não sabe por onde começar?
A primeira a coisa a se fazer é pesquisar muito, mas muito mesmo. Comece pesquisando sobre o país, o custo de vida, as formas de imigração regular e com isso em mãos, passe para o próximo passo, que é o planejamento.
Eu diria que a chance de ter sucesso em qualquer empreitada, seja pessoal ou profissional, é fazer um bom planejamento que nada mais é elaborar um plano que com metas direcionadas a alcançar o seu objetivo, que no caso é mudar de país!
Afinal, se nem tudo na vida é como planejamos, imagina sem planejar!!
Esse planejamento deve incluir o planejamento financeiro, um cronograma de ações e vale pensar também no preparo psicológico.
Isso tudo uma pessoa pode fazer sozinho, mas saiba que no mercado existem profissionais que podem ajudar e muito desde a fase do planejamento até a mudança efetivamente.
Existem 3 tipos de ajuda para esse momento: Consultoria, Mentoria e Assessoria.
Você sabe a diferença entre eles? Se você está na fase de pesquisa, mas ainda tem muitas dúvidas, como qual o custo de vida no novo lugar ou para que tipo de visto deve aplicar ou como funciona para alugar um novo apartamento na cidade que pretende ir, você pode buscar a ajuda de um consultor. O consultor irá fazer um diagnóstico da sua situação, dar informações relevantes e apontar soluções, mas ele não fará nada além disso.
A mentoria é uma consultoria um pouco mais aprofundada, o mentor acompanhará sua trajetória e como base na sua experiência dará os conselhos necessários aos mentorados para que eles alcancem o sonho seu resultado.
Já a assessoria pode resolver questões práticas, como obter o visto ou conseguir um imóvel, e traz um conforto muito maior na hora de sua mudança e podem poupar um grande trabalho.
Na prática, a consultoria faz um diagnóstico e pode sugerir soluções, a mentoria acompanha uma situação e com base na sua experiência te orienta a como obter o resultado desejado e a assessoria coloca a mão na massa mesmo! Te entrega o problema resolvido.
Você com certeza precisa ter um mínimo de planejamento para se mudar, porém contratar ajuda profissional não é extremamente necessário, mas trazem segurança e conforto.
Daí depende de você querer fazer tudo sozinho ou investir um pouco para ter mais conforto, economizar tempo e dinheiro e as vezes até se prevenir de surpresas desagradáveis depois de sua chegada.
Pense nisso e boa mudança para você!!
Comments