Como é morar no concelho de Braga.




Braga é uma cidade muito procurada por brasileiros que migram para Portugal. Não é para menos, pois com um pouco menos de 200 mil habitantes é possível ter a tranquilidade de cidade pequena, porém jovem e vibrante.

A Bracara Augusta, como também é chamada já foi eleita como a cidade com melhor qualidade de vida de Portugal e é conhecida por sua excelência na educação e transporte públicos.

Então se procura qualidade de vida, cultura e lazer com uma boa relação de custo e benefícios, Braga pode ser para você!


LOCALIZAÇÃO DA CIDADE


Braga é uma cidade no extremo norte de Portugal, a nordeste do Porto. Fica na região do Minho e encontra-se entre os rios Minho e Douro. Tem 183km² e fica a 360km da capital Lisboa.


CUSTO DE VIDA


O custo de vida na cidade já foi muito mais atrativo, mas o boom da imigração fez os valores das rendas subirem bastante nos últimos anos. De qualquer forma, ainda é um pouco mais baixo em relação ao Porto, outra cidade importante da região norte de Portugal. Atualmente, o valor médio da renda (como é chamado o valor do aluguel em Portugal) de um apartamento de dois quartos na cidade é de 650 euros mensais. Estima-se que um casal consiga viver confortavelmente na cidade com aproximadamente 1400 euros mensais.


FREGUESIAS


Braga apesar de pequena é dividida em muitas freguesias. Como o transporte é facilitado na cidade com dois grandes corredores, é possível atravessar todo a cidade em 20 minutos.


Cada freguesia tem suas peculiaridades, mas essas são consideradas as melhores:

· Sé

· Cividade

· Gualtar

· São Vitor

· Lamaçães

· Nogueiró

· Tenões

· Frossos

· Bom Jesus do Monte


Mas você deve basear a escolha da freguesia de acordo com o que procura. Se quer ficar no centro, busque em na Sé ou Cividade, próximo à Universidade do Minho, em Gualtar ou São Victor, se quer tranquilidade, Lamaçães pode ser uma opção.

De modo geral, todas as freguesias são bem supridas de comércio e transporte público.


PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS


As atrações turísticas mais famosas da cidade são:

· Sé de Braga

· Santuário de Bom Jesus dos Montes

· Palácio do Raio

· Termas Romanas de Maximinos

· Arco da Porta Nova

· Palácio dos Bicainhos


Curiosidades de Braga.


· Em 2012, Braga foi eleita a Capital Europeia da Juventude, um título dado pelo Fórum Europeu da Juventude.

· A origem da cidade de Braga é do período antes do nascimento de Cristo, sendo construída por um povo celta, chamado Brácaros. Entretanto, por volta do século 2 a.C. foi governada pelos romanos, que na época eram liderados pelo Imperador Augusto. Então, o nome da cidade passou-se a ser Bracara Augusta, como é conhecida até hoje.

· Braga é um dos pontos de passagem do caminho de Santiago de Compostela.

· Construído em 1.882, o funicular do Bom Jesus foi o primeiro da Península Ibérica. É o elevador mais antigo no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água e passou a ser um símbolo da engenharia portuguesa do século XIX.

· Braga é o centro de religiosidade em Portugal, conhecida também como a Cidade dos Arcebispos.

· A cruz que foi utilizada na primeira missa no Brasil encontra-se no Museu da Catedral Sé de Braga.

· Braga já foi considerada a cidade mais feliz de Portugal e a terceira mais feliz da Europa.



Agora que já sabe mais, nos conta: O que você acha de morar em Braga?

285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo